sustentabilidade




“Redação Premiada”

Morro do Ferro & Ecologia




“Uma semana para pensar??? Uma vida pra agir!!!”

O que você tem realizado a favor da natureza? O que você tem feito contra o meio ambiente? O que você poderá fazer para proteger seu território?

Ildeano S. Silva.


O que é “Redação Premiada”?        É um projeto que consiste em distinguir com premiações as melhores redações escritas por quaisquer cidadãos e cidadãs, de ambos os sexos e de todas as idades, sobre a relação da ecologia com Morro do Ferro. O certame terá duas categorias:



Categoria I.       – destinada a premiar autores morroferrenses, moradores do distrito ou na zona rural, incluindo alunos da Escola Municipal Núcleo Antonio Fernal. As redações poderão ser depositadas na referente urna (URNA VERDE) até as 16 horas do dia 11 de junho.

OBS.: Caso necessário, será requisitado comprovante de endereço do participante ou dos pais, ou então, comprovar através de título eleitoral que vota em uma das seções pertencente ao distrito.

Categoria II.     – aos moradores de Oliveira e qualquer outro município, cujas redações poderão ser depositadas na referente urna (URNA AZUL) até as 16 horas do dia 11 de junho, ou enviadas pelos Correios, entregue até o dia 13 de junho, para o seguinte endereço:

CONCURSO REDAÇÃO PREMIADA

MORRO DO FERRO & ECOLOGIA

AV. JOSÉ SILVEIRA, 118 – CEP 35.541-000

MORRO DO FERRO – MG

Obs.: os contemplados que não puderam comparecer para pagarem seu prêmio no dia 18/06, terá até o final do mês de junho para resgatá-los no endereço acima.



Temário:

Tema I.                   Serra da Capelinha/Serra dos Alemães: Destruição, assoreamento, poluição visual, monumentos religiosos, descaso, etc.

Tema II.                Erosões: Perigo, lenda, má utilização do solo, excesso de gado no pasto, etc.

Tema III.             Fogueira Ecológica: cultura, fé, desmatamento, eucalipto, incoerência com a Campanha da Fraternidade, etc.

Tema IV.             Nossas Águas: Rio Jacaré, cachoeiras, várzeas, esgoto, abastecimento urbano, drenagem, lagos, etc.



Objetivos:

·      Colocar a sociedade, através de seus segmentos, infanto-juvenil e adulto, de Morro do Ferro e demais localidades, focadas num dos mais graves problemas ambientais existentes no distrito.

·      Estimular alunos para participarem de palestras e eventos afins na Escola Estadual “São João Batista”, parceira no projeto “Reconstruindo Valores”, dentre os quais a participação de equipe da ARPIA – Associação Regional de Proteção e Integração Ambiental e da UFLA.

Obs.: Projeto semelhante estará acontecendo simultaneamente na Escola Estadual “São João Batista”, onde serão executados trabalhos com os alunos (frases, desenhos, redações, etc.). São várias atividades no decorrer da semana, tais como: palestras, plantio de mudas de árvores nas margens do Acesso Noroeste e blitz educativa. Haverá um intercâmbio entre as escolas Municipais Núcleo “Antônio Fernal” e “Coronel José Machado” e outras escolas que nos visitará na semana deste evento.

Data e Local do Concurso – Esta iniciativa ocorrerá na Semana do Meio Ambiente, entre os dias 02 à 10 de junho de 2012 (08 às 11 e 13 às 16 horas), na calçada da residência de nº 118, Avenida José Silveira, ao lado da Escola Estadual “São João Batista”, no centro de Morro do Ferro. Neste referido local, durante o dia, serão expostos: Painéis de Fotos, Artigos de Jornais, Protótipo do Aquecedor Solar Reciclado e da Fogueira Ecológica, Faixa, Cartazes, Folders dos Patrocinadores, Prêmios. Serão plantadas mudas de Árvores, nas margens do “Acesso Noroeste” (estrada localizada aos pés da Serra da Capelinha), cedidas pelo IEF.

Regulamento – A redação deverá ser colocada dentro de um envelope lacrado e depositada em uma das urnas correspondente à categoria (I – Morroferrenses, II – Demais localidades), instaladas no local do concurso. No lado de fora do envelope, você vai apenas colocar o Tema e sua idade. Só será permitida uma redação por envelope. Dentro do envelope você vai colocar a redação que deverá ter dois formatos: Impresso em papel A4 e digital (CD). No papel A4, deverão constar no final do texto apenas o número do seu telefone. Em ambos, a redação deverá ter título (livre escolha) fonte 16. O corpo da redação deverá ser de 30 a 60 linhas, espaçamento entre linhas 1,0, parágrafo 2,5 cm, fonte 12 Times New Roman. Seu nome completo, bem como local onde reside, deverá esta somente no texto do formato digital (CD), este critério é para não influenciar na escolha do ganhador, pois as redações serão analisadas no texto impresso.

O que nos interessam é o conteúdo que abordem a realidade desta terra (Morro do Ferro), conforme o tema escolhido. As pessoas podem participar dos 04 (quatro) Temas (Serra da Capelinha, Erosões, Fogueira Ecológica, Nossas Águas), porém só ganhará um prêmio e as redações deverão está em envelopes distintos. Este regulamento estará disponível no blog (ildeano.blogspot.com) para os interessados observarem o projeto e assim participar.

Obs.: Pedimos que elaborem textos usando um vocabulário de fácil entendimento por todos.

Entendemos que, ao depositar a(s) redação(s) na urna, o participante está ciente deste regulamento.

Ganhador do Prêmio – Serão distribuídos 01 prêmio para os primeiros colocados, (poderá ser agraciados mais pessoas, dependendo da quantidade de prêmios ofertados pelos amigos da natureza), para cada Tema, nas duas categorias Os primeiros colocados receberão os prêmios (mediante assinatura de recibo e registrado com foto) de acordo com os temas escolhidos. Os contemplados serão conhecidos no auditório da Escola Estadual “São João Batista”, às 09:00 horas do dia 18/06, juntamente com apresentação de uma peça teatral. Só concorrerão aos prêmios e aos sorteios de brindes as redações que obedecerem os critérios deste projeto.


Premiação – categoria nº I (morroferrenses moradores no distrito ou da zona rural, incluindo alunos da Escola Municipal Núcleo “Antonio Fernal”.

Tema I.                   Serra da Capelinha: (a definir até final de maio).

Tema II.                Erosões: (a definir até final de maio).

Tema III.             Fogueira Ecológica: (a definir até final de maio).

Tema IV.             Nossas Águas: (a definir até final de maio).

Premiação – categoria nº II (oliveirenses e demais município, cujas redações poderão ser enviadas também pelos Correios até a data de 13 do mês de junho, 16:00 horas.

Tema V.                Serra da Capelinha: (a definir até final de maio).

Tema VI.             Erosões: (a definir até final de maio).

Tema VII.          Fogueira Ecológica: (a definir até final de maio).

Tema VIII.       Nossas Águas: (a definir até final de maio).

Comissão Julgadora –As redações enviadas ao Concurso serão lidas e apreciadas por uma Comissão constituída por 3 (três) ou mais pessoas idôneas (professores e técnicos ambientais), de amplo conhecimento e efetiva respeitabilidade pública, que se encontrarão em Morro do Ferro, em data a ser previamente estabelecida, em cuja ocasião serão abertos os envelopes, analisadas as redações, definidos os(as) vencedores(as), lavrado um Relatório de Conclusão do Concurso devidamente assinado pelos componentes da referida Comissão.

Divulgação – Antes e durante a execução deste projeto, procuraremos divulgá-lo nos meios de comunicação e nas páginas da internet (facebook, e-mail, blog, etc.). No dia seguinte (dia 19/06), após as premiações, as redações estarão disponíveis para todos os meios de comunicação possíveis. As redações contempladas e as não escolhidas não serão devolvidas e sim arquivadas, podendo ser publicadas ou utilizadas como meio de conscientização em qualquer época, preservando a fonte.

Patrocinador – A empresa e/ou amigo colaborador com os prêmios serão divulgado na semana do evento através de banner expostos na fachada da casa de nº 118, Avenida José Silveira. Após a conclusão deste projeto Sócio-ambiental, as redações premiadas ou não contempladas e a logomarca ou nome do patrocinador serão publicadas em todos os meios possíveis via internet (blog, e-mail, facebook, etc.). A logomarca ou nome do colaborador permanecerá no blog até 15 de maio de 2013. Aos doadores de brindes, serão mencionados na hora do sorteio (9:00h do dia 18/06).

Adesão – Este movimento é aberto para participação das ONGs, Escolas, Órgãos Públicos e Privados. Podendo oferecer: prêmios, expor trabalhos, palestras, divulgar, visitar nossa terra principalmente na semana do meio ambiente (02 à 10 de junho), etc.

Coordenação Geral – O presente Concurso Redação Premiada – Morro do Ferro & Ecologia – foi criado e tem por coordenador geral Ildeano Sebastião Silva, morroferrense, ambientalista, autor de projeto premiado de ecologia, agente comunitário, historiador, funcionário da empresa Laticínios Bom Destino.


Conclusão – Espera-se que este evento Sócio-ambiental venha despertar a atenção da sociedade e autoridades, e assim trabalhar em outros projetos que venha amenizar os impactos aqui existentes e proteger o que ainda nos resta, além de ser exemplo para demais comunidades. A criação da “Guarda Ambiental Municipal” (projeto em análise pelos vereadores) e outras iniciativas se tornem realidade com trabalho sério e contínuo em torno da má utilização do solo que causam erosões, assoreamento, desmatamento, incêndios, etc., e assim propor mudanças nos hábitos diários dos habitantes morroferrenses,, além de alertar outras localidades em seus devidos problemas.

Obs.: este projeto estará sujeito a ajustes até final de maio. Conforme sugestão dos nossos parceiros e aquisição de mais prêmios.

Em breve tornara-se oficial e assim estará disponível no Blog: ildeano.blogspot.com

Ildeano Sebastião Silva

Avenida José Silveira, nº 118

CEP.: 35.541-000

Morro do Ferro/MG.



Fone: (37) 9954-5908




construa seu aquecedor solar RECICLADO

Reduza a conta de luz de maneira inteligente. Junte: garrafas PETs, + CAIXAS TETRA PAK, aliado ao calor do SOL.



Veja a eficiência do AQUECEDOR SOLAR RECICLADO
(Residência habitada por 04 pessoas):



Horário e condições atmosféricas.
06:30
Noite estrelada
16:00
Dia inteiro completamente nublado.
17:00
Dia ensolarado.
Temperatura ambiente.
19°
20°
38°
Água sem aquecimento.
22°
21°
29°
Agua aquecida.
31°
30°
49°
Economia na conta de luz
Conta CEMIG
Sem aquecedor
Com aquecedor
Data de vencimento
13/08/2011
13/09/2011
13/10/2011
Consumo em Kw/h
119
138
78
Consumo médio diário
4,18
3,97
2,60
Valor pago
62,64
60,58
21,65




Caros Senhores: Vereadores, Prefeitos, Padres, Pastores, ONGs, Escolas, Órgãos Públicos ou Privados, etc.: leve para o município de sua atuação este curso, útil para o meio ambiente e para sua gente, proporcionando em média de 60% na economia de energia elétrica na residência. Isto ocorrerá porque o chuveiro receberá água aquecida e assim deixa de gastar energia durante os banhos.
Os materiais recicláveis empregados neste equipamento são: GARRAFAS PTEs e CAIXA TETRA PAK. Demais materiais são: reservatório, tubulação, conexões, manta asfáltica aluminizada, tinta, esquadro de metalom, etc. Valor gasto em materiais, aproximado, por habitante da residência, na construção deste equipamento é de R$ 100,00.
Lembramos que seu funcionamento é de custo zero (0), pois apenas necessita do calor do solar, ao contrário da serpentina que necessita de lenha ou gás.
O CHUVEIRO TORNA-SE HIBRIDO, funciona com o aquecedor e no período de chuva você utiliza energia elétrica. No verão a temperatura da água atinge até 52 graus. Mesmo no inverno o equipamento é fundamental, pois a água adquire uma quebra de temperatura e assim raramente o chuveiro é acionado na posição QUENTE.
Esta oficina requer a participação de pessoas aptas no serviço de encanador (bombeiro). Isso não significa que demais cidadãos não habilitados deixam de frequentá-lo, pois existem várias etapas que possam ser exercidas e assim permitir a descoberta de uma nova forma profissão.
A exposição do protótipo na praça e na escola permitirá a toda comunidade o acesso a um equipamento reciclado e eficiente, despertando-os rumo à sustentabilidade do planeta, já tão assolado pelo capitalismo sem limite.
Este curso ocorrerá durante cinco dias (segunda a sexta), conforme cronograma abaixo:
2ª feira
Exposição do protótipo do Aquecedor Solar (todos os dias). Escolha da Casa a ser instalado o Aquecedor.
Compra do material
A montagem e apresentação do protótipo poderá ser em auditório, praça, escola, etc.
3ª feira
Preparo dos materiais. Corte dos tubos, garrafas e caixas
Com a participação dos participantes do curso.
Ferramentas: Serra, pincel, martelo de borracha, furadeira (brocas e serra copo), marreta, nível, trena, talhadeira, lixa, luvas, escada etc.
4ª feira
Pintura e Montagem do Coletor. Preparo do Reservatório
5ª feira
Instalação
6ª feira
Teste e possível ajuste
Desejamos que os participantes desta oficina tenham condições de propagar este aquecedor de baixo custo em sua comunidade.
Esta oficina terá um custo de 1 salário mínimo, livre de: hospedagem, alimentação e transporte, mais material empregado (tubos, tinta, lixa, etc.).
Aceito sugestões: (37) 9954-5908
PROTEJA O MEIO AMBIENTE ECONOMIZANDO DINHEIRO.
Obrigado pela atenção e aguardo retorno para maiores esclarecimento


Ildeano Sebastião Silva (37) 9954-5908

Este equipamento já foi exposto no III Espaço Biocultural promovido pela ARPIA em Carmópolis (15/05/2010). Também foi pauta de matéria da TV Alterosa (22/06/2010), Jornal Gazeta de Minas (21/11/2010), e TV Integração (afiliada da Globo) no dia 12/05/2011.
Acesse o blog: ildeano.blogspot.com