sábado, 7 de março de 2015

Ruralminas trabalha na recuperação de nascentes e na preservação da água

A escassez de água e a importância da preservação dos recursos hídricos é o tema com mais destaques nos noticiários atualmente. Através do Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, a Ruralminas trabalha para promover a conservação da água e dos solos.

Em parceria com a ANA (Agência Nacional de Águas), Caixa Econômica Federal, Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e Emater-MG, são realizadas ações que resultam na maior oferta de água aos municípios que compreendem o Rio São Francisco, em Minas.

Atualmente 22 obras estão em andamento, 104 municípios já foram beneficiados, e até o final do projeto 218 cidades serão contempladas. Serão implantadas 22.745 bacias de captação, capazes de reterem as enxurradas e promoverem a retenção de águas e detritos que escorreriam pela superfície do solo causando erosão, enchentes e assoreamentos (acúmulo de sedimentos dos rios e córregos).
Também serão construídos 1.142 Km de terraços, cercamento de 342 Km de matas ciliares e de topos, 224 nascentes e 725 Km de readequação de estradas vicinais com enfoque ambiental, onde toda água de enxurrada será direcionada para bacias de captação, evitando o assoreamento.

De acordo com o gerente de estudos e projetos da Ruralminas, Paulo Fonseca, esse é um trabalho que precisa ser constante, pois garante várias melhorias na condição de vida da população, tanto rural quanto urbana. “Esse projeto irá garantir, entre vários benefícios, uma melhor oferta de água e conservação dos solos. Através da realimentação do lençol freático ocorre um aumento na disponibilidade de água nas nascentes e o controle erosivo. Também com esse planejamento é possível evitar o assoreamento de nascentes e cursos d’águas, degradação de áreas produtivas, surgimento de voçorocas, entre outros”, afirma.

Para a execução do Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco foram realizados três convênios que somam R$ 56 milhões. Destes recursos, já foram investidos R$ 25 milhões. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social l Ruralminas)
FOTO: site ruralminas.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário